CAPADenúnciaDestaque

SBM denuncia postagens com fake news e venda de supostas terapias para câncer de mama

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (29), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) expressou grande preocupação com o aumento de notícias falsas sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.

De acordo com a SBM, perfis de indivíduos que se identificam como médicos ou profissionais de saúde têm publicado nas redes sociais afirmações sensacionalistas e infundadas sobre o tema. A entidade destacou que esses perfis frequentemente compartilham informações absurdas e sem base científica, seguidas pela promoção e venda de supostos tratamentos ou terapias milagrosas para curar ou prevenir a doença – geralmente sem registro na Anvisa.

“Outro modo de lucro é a oferta de cursos, destinados a médicos, profissionais de saúde ou até mesmo pessoas sem formação, que prometem ensinar essas terapias”, acrescentou a SBM.

A entidade lamentou que, durante o Outubro Rosa, período dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, surgem postagens desse tipo. “Entre as maiores falsidades estão teorias como a de que a mamografia provoca câncer de mama, de que o câncer de mama não existe e de que é possível prevenir ou tratar a doença com uso de hormônios”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram