Ação em presídio de Jequié apreende celulares e materiais ilícitos em operação de segurança
No segundo dia da Operação Aláfia, realizada no Conjunto Penal de Jequié, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, incluindo 15 celulares, nove carregadores, três fones de ouvido, 12 cabos USB, um chip, dois pen drives e cadernos com anotações. As inspeções, conduzidas por policiais penais no sábado (2) e domingo (3), ocorreram em dois módulos da unidade prisional.
Os itens apreendidos serão submetidos a perícia pelos departamentos de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). As investigações buscam identificar os responsáveis pelos objetos e determinar como eles foram introduzidos na prisão.
A operação, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Seap, tem como objetivo localizar materiais ilícitos no presídio para reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Jequié. Além disso, visa impedir possíveis comunicações entre os detentos e organizações criminosas externas, reforçando a segurança da unidade.
Além da Seap, a operação conta com a participação da Polícia Penal, Superintendência de Gestão Prisional (SGP), Ministério Público da Bahia, Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Polícias Civil e Militar, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).