CAPADestaqueEntretenimento

Festival Salvador Capital Afro começa nesta quarta-feira; confira programação

A capital baiana receberá o Festival Salvador Capital Afro (SCA) nesta quarta-feira (6). O evento promete destacar seus painéis temáticos, que oferecerão cinco momentos de diálogo com especialistas, abordando assuntos relevantes. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura.

Um dos painéis mais aguardados é o “Mulheres negras movem o mundo: protagonismos femininos, empreendedorismo negro e criatividade”, que abrirá o evento às 11h no Espaço Cultural da Barroquinha. O painel contará com as convidadas internacionais Lylly Houngnihin (Benin) e Jiselle Steele (Reino Unido), mediado por Luana Nazareth.

À tarde, a partir das 14h30, o painel “Ajeum para o mercado audiovisual” buscará ampliar o pensamento de mercado desde a concepção criativa de produtos audiovisuais. A mesa, voltada para produtores e diretores, será conduzida pela roteirista e diretora Taís Amordivino, a jornalista e curadora Marcela Lisboa, e a jornalista e roteirista Maristela Matos.

Outro destaque do festival são os talks, que promoverão aprendizado e troca de experiências. Entre eles, “Turismo cinematográfico: o audiovisual como linguagem de promoção turística”, com Deji Akinpelu, Milena Anjos (Salcine) e mediação de Tânia Neres (Embratur), acontecerá na sexta (8) às 10h no Café Nilda Spencer, na Ladeira da Barroquinha.

Na quinta-feira (7), às 16h30, o talk “A voz ativa pelos nossos” contará com o rapper Vandal e a cantora Sued Nunes, mediado por Maylla Pita, diretora de Cultura do município.

Master Classes

O SCA também trará Master Classes com especialistas. No dia de abertura (6), haverá uma sobre “Produção e Curadoria – o avesso de uma exposição”, com Amanda Carneiro (curadora do MASP), Ana Helena Curti (Arte3) e mediação de Tiago Sant’ana.

Outros temas abordados incluem “Direitos autorais e o histórico de desenvolvimento nas culturas periféricas”, destinado a artistas e profissionais do meio musical e cultural.

Negócios

Na área de negócios, o festival realizará o Pitch Coletivo de Música, onde até 30 artistas apresentarão seus trabalhos para importantes players do mercado musical, como Marcelo Campos (Museu de Arte do Rio) e Luciara Ribeiro (Sertão Negro).

Oficinas

A programação formativa do SCA inclui oficinas para músicos, artistas visuais e realizadores audiovisuais. Entre elas, a Oficina de Produção de Conteúdo para Creators Emergentes e uma sobre Técnicas de Organização de Portfólio, com o artista visual Mulambo. Haverá também uma Imersão de Música Eletrônica Afrodiaspórica para DJs e Beatmakers.

Consultorias

O festival oferecerá consultorias personalizadas para profissionais da economia criativa, como a de Desenvolvimento de Roteiros, com Elísio Lopes Jr. e Kariny Martins, no Quarteirão das Artes, na Barroquinha.

Feira

A Feira Afrobiz, organizada pelo Instituto Iris e apoiada pelo British Council, reunirá 15 barracas de empreendedores da economia criativa negra na Rua do Couro. Com curadoria voltada para alunas do projeto Afroestima, a feira será uma vitrine de produtos e serviços.

Música

O público também poderá conferir showcases com seis apresentações de artistas locais selecionados. As performances acontecerão no Pátio Yá Nassou, no Espaço Cultural da Barroquinha, oferecendo uma plataforma para novos talentos da música negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram