Fundação Cidade Mãe mais do que dobra número de crianças que têm acesso à proteção básica em Salvador nos últimos anos
A Fundação Cidade Mãe (FCM), órgão da Prefeitura de Salvador, mais que dobrou o número de crianças e adolescentes atendidos com serviços de Proteção Básica. Voltada à redução das desigualdades sociais, a FCM elabora e implementa políticas públicas voltadas ao atendimento de jovens em situação de risco ou violação de direitos, promovendo sua defesa e proteção.
Em 2021, a FCM atendia 764 crianças e adolescentes. Até outubro deste ano, esse número subiu para 1.867. A Proteção Básica inclui oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes nos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS).
Além disso, a FCM atua na Proteção Especial, oferecendo serviços em unidades de acolhimento institucional, no Serviço Família Acolhedora e nas Casas Lares.
“Nossa missão é realizar sonhos e transformar realidades. Em seus 29 anos, a FCM é reconhecida por sua atenção, proteção e transformação. Aqui, crianças e adolescentes desenvolvem habilidades e encontram a chance de um futuro melhor”, destacou a presidente Isabela Argolo. Ela reforça que as ações da FCM seguem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Atualmente, a FCM conta com nove CCS, oito Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), e o Serviço Família Acolhedora, que oferece acolhimento temporário para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. Em Salvador, a FCM é a única instituição a oferecer esse serviço, destacando-se no acolhimento de jovens em situação de risco.
Fundada em 17 de agosto de 1995 pela Lei 5.045, a FCM está vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Com o crescimento e ampliação dos serviços, a instituição revisitou sua missão e visão junto aos colaboradores ao longo de um ano.
Atualmente, a missão da FCM é promover a proteção e o protagonismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, focando na formação para a cidadania. Sua visão é ser referência em proteção social para jovens em situação de risco e vulnerabilidade.