CAPADestaqueMundo

Eleições nos EUA: universitários brasileiros avaliam cenário e notam ‘predileção por Kamala’

Trazendo um panorama das eleições nos Estados Unidos, três estudantes universitários brasileiros que vivem no país norte-americano participaram da cobertura especial do evento promovida pela TV Aratu e Aratu On nesta terça-feira (5). Os jovens são o baiano Luiz Martins, aluno de Harvard, o brasiliense Eduardo Vasconcelos, também de Harvard, que reporta diretamente da Times Square, em Nova York, e o paraibano Lauro Accioly, que acompanha a disputa em Washington, D.C.

Segundo Luiz, temas como economia — com foco na inflação —, imigração e aborto são questões centrais que dividem o eleitorado americano. Porém, ele destaca que em Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo, há uma preferência clara entre os estudantes por Kamala Harris.

Eduardo, por sua vez, relata um “clima eletrizante” nas ruas de Nova York, ressaltando que esta é “uma das eleições mais acirradas da história do país”. Ele observa que o apoio a Kamala Harris é evidente entre os jovens no campus: “Há uma grande mobilização dos jovens nas redes sociais e no campus, especialmente com a transição de Joe Biden para Kamala Harris. Quase todos os fins de semana, estudantes saem para fazer campanha porta a porta pelos dois principais candidatos”.

Vasconcelos também destaca a importância do debate sobre a democracia americana, mencionando a polarização que afeta não só o governo federal, mas também outros níveis de governança. “Nos EUA, temos mecanismos contra majoritários, como os ‘filibusters’, que permitem até bloquear o orçamento do governo”, explica. Ele reflete ainda sobre o desafio de governar em um cenário cada vez mais polarizado.

Para Lauro Accioly, a oficialização da candidatura de Kamala, vice do presidente Joe Biden, demorou, mas trouxe novo fôlego à campanha democrata, especialmente considerando a insatisfação de parte da população com Biden. Em Washington, ele observa um apoio significativo a Harris, já que a capital possui uma visão mais cosmopolita. “O que podemos esperar é uma apreensão que deve persistir ao longo da semana”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram