PF deflagra Operação Não Seja um Laranja
A Polícia Federal lançou, nesta quarta-feira (27), a operação Não Seja um Laranja 4, com o objetivo de desarticular esquemas criminosos ligados a fraudes bancárias eletrônicas. A ação foi realizada em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a associação Zetta* e a Associação Brasileira de Internet (Abranet)**, além de bancos e instituições afiliadas a essas organizações.
Integrando a Força-Tarefa Tentáculos, que busca combater fraudes bancárias eletrônicas por meio da cooperação com instituições financeiras, a operação cumpre 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As investigações da Polícia Federal indicam que, nos últimos anos, houve um crescimento significativo no envolvimento consciente de pessoas físicas nesses esquemas, que “emprestam” suas contas bancárias em troca de pagamento. Essa prática, vista como um “lucro fácil”, consiste na abertura e disponibilização de contas para receber transações fraudulentas, facilitando a execução das fraudes e prejudicando inúmeras vítimas. Esses participantes são popularmente conhecidos como “laranjas”.
A operação apura crimes como associação criminosa, furto qualificado por fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem ultrapassar 20 anos de prisão. Essa é mais uma ação de âmbito nacional voltada à repressão desse tipo de crime, dando continuidade às operações realizadas em 2022 e 2023.
A Polícia Federal reforça o alerta: emprestar contas bancárias para movimentações fraudulentas é crime e gera graves consequências. Além de fomentar o financiamento de organizações criminosas, essa prática causa prejuízos financeiros expressivos a milhares de brasileiros.
Sobre a Zetta: Trata-se de uma associação formada por empresas de tecnologia do setor financeiro e de meios de pagamento.
Sobre a Abranet: Criada em 1996, a Associação Brasileira de Internet tem papel central nas discussões sobre serviços de internet no Brasil e internacionalmente.