Deputado propõe que a “cultura gospel” seja declarada como patrimônio imaterial da Bahia
O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei que busca reconhecer a “cultura gospel” como patrimônio imaterial da Bahia. O PL foi protocolado nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e será analisado pelas comissões temáticas antes de seguir para votação no Plenário.
Segundo o texto do projeto, “a cultura gospel engloba práticas culturais, tradições, valores, crenças e expressões artísticas da comunidade gospel, destacando sua relevância para a identidade cultural e diversidade religiosa do Estado da Bahia”.
Jurailton, que atua como pastor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus há mais de 20 anos, defendeu que a música gospel, em especial, se tornou um “fenômeno cultural” significativo, contribuindo para a construção da identidade cultural baiana.
“A cultura gospel tem sido essencial para a formação cultural do estado, seja por meio da música, das artes, da literatura ou das práticas religiosas. A música gospel, em particular, ultrapassa barreiras regionais, ganhando destaque nacional e internacional. Artistas do segmento têm desempenhado um papel fundamental na produção musical brasileira, com reconhecimento amplo”, explicou o deputado.
Ele também destacou que oficializar a cultura gospel como patrimônio imaterial pode incentivar o segmento a criar mais eventos, festivais e projetos sociais na Bahia, além de contribuir para a economia criativa. “Esse reconhecimento fortalece a participação ativa da comunidade gospel em ações culturais e sociais, além de gerar empregos e movimentar o setor cultural no estado”, acrescentou Jurailton.
O tema tem ganhado visibilidade. Um levantamento recente do Bahia Notícias mostrou que artistas gospel, como Fabiana Anastácio e Samuel Eleotério, estão entre os mais ouvidos no estado. Fabiana foi destaque em Salvador nos últimos meses, enquanto Samuel Eleotério, com seu “pagodão pentecostal”, viralizou em 2024. A música “Espada Afiada” é seu trabalho atual, mas seu maior sucesso, “Escuta o Barulho”, já acumula mais de 2,5 milhões de visualizações.
O debate sobre a música gospel no Brasil também ganhou força em nível nacional. Este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Dia da Música Gospel, celebrado em 9 de junho.