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Jerônimo vistoria obras do VLT no trecho do Subúrbio, orçadas em R$ 4,6 bilhões

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou nesta segunda-feira (16) uma vistoria nas obras do VLT de Salvador, acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB). A inspeção abrangeu o primeiro trecho do projeto, que terá 16 quilômetros e conectará a estação da Calçada a Paripe. Algumas etapas dessa fase já estão em estágio avançado.

Com entrega planejada por etapas, o VLT promete integrar bairros do Subúrbio, como Ilha de São João, Paripe, Águas Claras e Piatã. Durante a visita, Jerônimo destacou a importância do projeto: “Queremos oferecer um transporte coletivo de qualidade, de padrão mundial. Além disso, estamos atentos à melhoria do entorno, com mais obras de encostas, escolas de ensino integral e serviços básicos. O objetivo é garantir mais conforto e qualidade de vida para a população”.

A obra já possui 39.636 metros de trilhos instalados e 2.202 barras de trilho armazenadas nas áreas da Calçada e Periperi. Parte dos sistemas elétricos foi testada, e, segundo Rogério Rosado, gerente do Lote 1, os trabalhos avançam na recuperação do subleito e na preparação das bases para a fixação dos trilhos. “Realizamos a limpeza do trajeto, recuperação do subleito e aplicação das bases. Em breve, iniciaremos a instalação das lajes que fixam os trilhos. Serão 17 paradas neste trecho até Paripe”, explicou.

O VLT será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes, e terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. A secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, ressaltou o impacto do projeto: “Esse sistema trará uma nova qualidade de vida para os moradores do Subúrbio e da Região Metropolitana. É uma obra moderna, voltada para as pessoas e com alto padrão de segurança”.

Dividido em três lotes, o projeto abrange 36,4 quilômetros e 34 estações. O Lote 1, entre a Calçada e a Ilha de São João, tem 16,6 quilômetros e um investimento de R$ 1,4 bilhão. O Lote 2, de Paripe a Águas Claras, soma 9,2 quilômetros e R$ 1 bilhão. Já o Lote 3, entre Águas Claras e Piatã, possui 10,5 quilômetros e um custo de R$ 791 milhões.

Além do transporte de passageiros, o VLT contará com iniciativas como a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados na parada São Braz, no bairro de Plataforma. Essa unidade permitirá o transporte de até 240 quilos de mercadorias em vagões adaptados, atendendo marisqueiras e ambulantes. Outras ações incluem a modernização da estação da Calçada e a criação de um mercado no Parque das Ruínas, em Plataforma.

O investimento total do projeto é de R$ 4,62 bilhões, sendo R$ 3,4 bilhões para obras civis, R$ 400 milhões para sistemas de comunicação e sinalização, e R$ 820 milhões destinados ao material rodante. As obras avançam rapidamente em todas as frentes, com construção de viadutos, estações e infraestrutura para integração com outros modais de transporte em Salvador e Região Metropolitana.

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