Festas populares de Salvador no verão em 2025 terão medidas de combate ao calor
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, anunciou que os eventos populares do verão de 2025 em Salvador contarão com protocolos específicos para combater os efeitos do calor. Entre as ações confirmadas estão a distribuição de água mineral, protetor solar e o uso de aspersores que liberam jatos de água. Esse protocolo foi implementado pela primeira vez neste ano pela prefeitura.
O verão, que começa neste sábado (21), será marcado por grandes festas, como o Festival da Virada, a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá e o Carnaval de 2025. Embora não haja previsão de temperaturas recordes para a estação, segundo o diretor da Codesal, as medidas visam garantir o bem-estar de moradores e turistas que participam de eventos ao ar livre.
“Vamos manter todas as ações adotadas no ano passado, como as ilhas de hidratação, os aspersores e a distribuição de protetor solar. Essas medidas também estarão presentes na Lavagem do Bonfim e em outras festas do verão”, afirmou Sosthenes.
Ele destacou ainda que a Defesa Civil monitora continuamente as condições climáticas e pode ajustar as ações, se necessário. “Não temos previsão de fenômenos atípicos neste verão. Apesar do calor, estamos dentro da margem de segurança”, explicou. O alerta máximo da Defesa Civil é acionado quando as temperaturas ultrapassam 36 °C.
Os protocolos contra o calor foram criados após a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, devido à exaustão térmica durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro. Desde então, Salvador adotou medidas preventivas em eventos de grande porte para evitar novas tragédias.