Hemoba faz convocação a doadores de sangue; estoques apresentam níveis críticos
A Fundação Hemoba enfrenta uma grave crise em seus estoques de sangue, com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos. Esse cenário é consequência do aumento na demanda dos hospitais e da queda no número de doadores no início do ano. Atualmente, os estoques só conseguem atender às solicitações por até três dias, enquanto o ideal seria manter uma reserva suficiente para, pelo menos, cinco dias.
O diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto, destaca a importância da doação: “Os doadores de sangue são essenciais para manter os estoques em níveis seguros, garantindo o atendimento aos pacientes que dependem de hemocomponentes para seus tratamentos. Pedimos a solidariedade da população baiana para mudar essa situação”, apelou Catto.
Os critérios para doar sangue incluem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Jovens menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, e pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem feito doações anteriormente.