CAPADestaqueMundo

Lula não é convidado para a posse de Donald Trump nos EUA

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não foi convidado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para a cerimônia de posse de seu segundo mandato, que ocorrerá na próxima segunda-feira (20).

De acordo com fontes do Palácio do Planalto, Lula não manteve contato telefônico com Trump até o momento, e não há indicações de que uma conversa entre eles aconteça em breve.

A ausência do convite segue o costume norte-americano de convidar, para a posse, os embaixadores de países com representação em Washington. Nesse contexto, quem deve representar o Brasil no evento é a embaixadora Maria Luiza Viotti.

Apesar disso, o presidente eleito dos Estados Unidos pode convidar chefes de Estado para a cerimônia, caso deseje. Um exemplo é o presidente da Argentina, Javier Milei, que, segundo o jornal argentino La Nación, deve comparecer à posse.

Bolsonaro na posse?

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), declarou ter recebido um convite para o evento e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação de seu passaporte, retido desde fevereiro de 2024.

O documento foi apreendido no contexto de investigações que envolvem Bolsonaro, acusado de envolvimento em planos golpistas e irregularidades relacionadas à venda de patrimônios da União. A medida buscava evitar uma possível fuga do ex-presidente.

Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Bolsonaro apresente uma prova concreta de que recebeu o convite de Trump. Segundo a Corte, um e-mail com um endereço incomum enviado ao ex-presidente não seria suficiente para confirmar o convite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram