Hospital das Clínicas sofre infestação de aranhas venenosas, denuncia funcionário
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, enfrenta uma infestação de aranhas venenosas nos últimos dias, conforme denúncia de um funcionário enviada ao Aratu On. O denunciante, que preferiu não se identificar, relata que a situação começou há cerca de duas semanas, quando uma funcionária foi picada por uma aranha e precisou ser internada na UTI por uma semana. Atualmente, ela segue afastada do trabalho.
Colegas da funcionária, identificada apenas como Cleide, afirmam que o local da picada sofreu necrose. Além disso, ela continua em tratamento para complicações renais, já que o veneno da aranha pode comprometer o funcionamento dos rins.

“Já encontraram seis aranhas na hemodiálise. A dedetização está acontecendo muito lentamente. Deveria ser feita, no mínimo, em todo o quinto andar (onde fica a hemodiálise), pois como saber onde está o ninho? Os funcionários saem de casa para trabalhar com medo de serem picados? Os pacientes vêm para se tratar e correm o risco de serem atacados?”, questionou o funcionário.
Em resposta, o hospital informou que está adotando todas as medidas administrativas necessárias e que já possui um programa de controle integrado de pragas e vetores, realizado quinzenalmente.
Nota oficial do hospital
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh) esclarece que todas as providências estão sendo tomadas para apurar as circunstâncias em que uma funcionária afirma ter sido picada por um animal peçonhento dentro da instituição.
O hospital reforça que possui um programa de controle integrado de pragas e vetores, contando com uma empresa especializada que realiza ações preventivas e sistemáticas a cada 15 dias, além de medidas corretivas quando necessário.
A instituição também informou que, nesta semana, novas ações preventivas de dedetização foram realizadas para reforçar ainda mais o controle de pragas no hospital.