CAPADestaqueMundo

Papa Francisco tem problema respiratório e pede para auxiliar ler discurso

O papa Francisco enfrentou dificuldades para respirar e precisou interromper um discurso durante uma cerimônia no Vaticano neste domingo (9). O pontífice solicitou que um auxiliar continuasse a leitura do texto.

“Peço desculpas e peço ao mestre que continue a leitura, pois estou com dificuldades para respirar”, declarou Francisco, que estava sentado em uma plataforma elevada na Praça São Pedro enquanto lia o discurso.

Após a interrupção, o papa argentino, de 88 anos, foi aplaudido pelas centenas de fiéis presentes na missa do Jubileu das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança. A leitura da homilia foi concluída pelo arcebispo Diego Ravelli.

O evento faz parte do Jubileu, uma celebração católica realizada a cada 25 anos, considerada pela Igreja como um período de perdão, reconciliação e renovação espiritual. De acordo com a agência italiana Ansa, cerca de 30 mil militares compareceram à cerimônia.

Após delegar a leitura, Francisco fez uma oração breve, pedindo pela paz em regiões em conflito e ressaltando que as forças armadas devem ser usadas apenas para defesa legítima, nunca para impor domínio sobre outras nações. “O serviço militar deve se limitar à defesa própria, respeitando sempre as convenções internacionais sobre conflitos”, afirmou o pontífice.

Na última quarta-feira (5), o papa revelou que estava com um “forte resfriado” e delegou a leitura de sua mensagem na audiência geral semanal. Na ocasião, o Vaticano informou que ele permaneceria em casa para descansar devido a um quadro de bronquite.

Líder da Igreja Católica desde março de 2013, Francisco tem enfrentado recorrentes problemas de saúde nos últimos anos. Quando jovem, teve parte de um pulmão removida. Recentemente, sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano, machucando a bochecha em dezembro e ferindo o braço em janeiro. Em 2021, passou por uma cirurgia no cólon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram