CAPADestaqueSaúde

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa

Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a adesão ao imunizante no Brasil está abaixo do esperado. Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, foram distribuídas 6.370.966 doses, mas, segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde, apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da campanha.

O Ministério da Saúde destaca que essa faixa etária apresenta o maior número de hospitalizações por dengue depois dos idosos. No entanto, o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a população mais velha. Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já contabiliza 230.191 casos prováveis da doença, 67 mortes confirmadas e 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência é de 108 casos por 100 mil habitantes.

O Diante da baixa adesão, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta no mês passado, ressaltando que a vacina está disponível apenas para um grupo restrito de pessoas em 1.900 municípios onde a dengue é mais frequente. Além disso, apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para estados e municípios foi efetivamente aplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram