CAPADestaqueSaúde

Gripe aviária se espalha sem ser detectada, alerta autoridade de saúde dos EUA

Um relatório recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, divulgado em 13 de fevereiro de 2025, chama a atenção para a disseminação discreta da gripe aviária (H5N1) entre humanos.

O documento relata três infecções em veterinários que trabalham com gado, sendo que dois deles contraíram o vírus sem uma fonte de exposição evidente. Apesar de nenhum dos pacientes apresentar sintomas graves e não haver indícios de transmissão entre pessoas, pesquisadores acompanham de perto possíveis mutações do vírus.

Um dos casos envolve um profissional que atua na Geórgia e na Carolina do Sul, estados onde não há registros da doença em rebanhos. Além disso, a detecção do H5N1 no leite de vaca levou à implementação de testes obrigatórios em todo o território norte-americano.

Com o aumento dos casos humanos, principalmente após a identificação da nova cepa (D1.1) em Nevada, especialistas alertam para o risco de mutações que possam tornar o vírus mais transmissível. Diante desse cenário, autoridades recomendam que qualquer caso suspeito seja imediatamente reportado às autoridades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram