BahiaCAPADestaque

Torcida do Bahia faz “carnaval” na Bolívia após 36 anos fora da Libertadores

Faltando dez dias para o início oficial do Carnaval de Salvador, a torcida do Bahia deu uma prévia da festa e transformou o aeroporto da capital baiana em um verdadeiro circuito carnavalesco. Na última segunda-feira (17), uma multidão tricolor lotou o local para se despedir da equipe, que embarcou rumo à Bolívia para enfrentar o The Strongest pela Libertadores. Já em La Paz, o cenário se repetiu: torcedores vestidos de azul, vermelho e branco tomaram as ruas e bares, levando o clima de euforia para além das fronteiras.

Não é para menos. O Bahia, primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores, em 1960, retorna ao torneio continental após 36 anos. A equipe que abriu caminho para o futebol nacional na competição mais importante da América do Sul escreve mais um capítulo de sua história.

O confronto contra o The Strongest acontece nesta terça-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles. Mas, desde cedo, a expectativa já tomava conta de Salvador, a mais de 4 mil km de distância. Por toda a cidade, camisas tricolores se misturavam ao cotidiano. Do vendedor de café ao dono do restaurante, passando pelo cobrador de ônibus, que usava uma toalha tricolor para bloquear o sol na janela — o sentimento de pertencimento era visível em cada canto.

“Rumo à Libertadores”

O que antes era apenas um desejo, uma provocação sonhadora da torcida, se tornou realidade. Depois de muitos desafios, o Bahia conseguiu a tão esperada vaga na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Com um time reformulado e reforçado por um investimento histórico do Grupo City, o torcedor tricolor voltou a sonhar grande.

O retorno à Libertadores resgata um sentimento que parte da torcida nunca havia experimentado, conhecendo essa história apenas por relatos. Agora, o pioneiro está de volta. São quatro participações na competição: 1960, 1964, 1989 e, agora, 2025. O primeiro clube a representar o Brasil no torneio e, até hoje, o único do estado a disputar a competição.

Às vésperas do Carnaval, era de se esperar que a cidade estivesse totalmente imersa na maior festa de rua do mundo. Mas, nos bares, nas esquinas e em cada roda de conversa, o assunto do momento é outro. O Bahia está de volta à Libertadores. O time que enfrentará a altitude, que fez do aeroporto um mini circuito Barra-Ondina e que retorna ao palco onde sempre acreditou pertencer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram