Tradicional pré-carnaval da Ladeira da Preguiça acontece neste domingo em Salvador
Com mais de um século de tradição, o Banho de Mar à Fantasia 2025 chega repleto de novidades. O evento, que acontece no domingo, 23 de fevereiro, promete esquentar os tambores para o Carnaval com 12 horas de festa, das 9h às 21h.
Milhares de foliões lotam os arredores da Ladeira da Preguiça e aproveitam o dia entre música e um mergulho no mar. A programação musical será distribuída por diversos pontos do evento, garantindo uma experiência animada e diversificada.
Atendendo aos pedidos do público, a organização desta edição confirmou o retorno de um palco na praia, uma novidade anunciada com exclusividade ao Alô Alô Bahia. No palco principal, montado na Rua Visconde de Mauá, próximo à Ladeira da Preguiça, se apresentarão Dão Black, Sambaiana, Hiran, Jeremias Gomes, Guiga de Ogum, Samba Ohana, Pegada Retrô, Kaline Rabelo e DJ Fabão. Já na praia, o comando ficará por conta do DJ Fábio Lima.
O tradicional cortejo será conduzido pelo bloco afro Os Negões, pela Fanfarra do Bira e pelo bloco Urso Ki Ti Schubsen, mantendo viva a essência do evento. Além disso, três paredões de Sound System levarão ainda mais música ao público, com apresentações do Ministereo Público, DendêDub, Tiago Jamil e Cabokaji.
Uma das grandes novidades deste ano será um lounge climatizado com praça de alimentação, cujo acesso custará R$ 20. O espaço contará com o DJ Errari como anfitrião, acompanhado pelos DJs Paulilo, Levysso e Mequetreff. Além disso, ambulantes, bares e restaurantes locais estarão espalhados pela Ladeira, garantindo diversas opções de comida e bebida para os foliões.
Para Nilma Santos, integrante da coordenação do Que Ladeira É Essa? e CEO da Dus Dois, o evento vai além da festa. “O Banho de Mar à Fantasia é uma celebração das nossas tradições e da cultura popular baiana. Ele reúne pessoas de todas as idades e origens, preservando e revitalizando expressões culturais que fazem parte da nossa identidade.”
Já Marcelo Teles, também coordenador do Que Ladeira É Essa? e CEO da Dus Dois, destaca o impacto econômico da festa. “Além de sua relevância cultural, o evento impulsiona o comércio, a gastronomia e o turismo, gerando renda para a comunidade. É uma grande oportunidade para pequenos empreendedores e artistas locais mostrarem sua criatividade e diversidade para o mundo.”
O Banho de Mar à Fantasia é promovido pelo Centro Cultural Que Ladeira é Essa? e conta com apoio do Edital Paulo Gustavo, do Governo do Estado da Bahia, Bahiagás e patrocínio da Prefeitura de Salvador.