CAPADestaqueSalvador

Stelecom capacita policiais militares na utilização de tecnologias para o Carnaval 2025

A Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) concluiu a capacitação de 50 policiais militares do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) e do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico) para o uso dos rádios Long Term Evolution (LTE).

O treinamento, finalizado na terça-feira (18), abordou o uso adequado dos terminais de comunicação móvel em Portais de Abordagem, rondas ostensivas e preventivas durante o Carnaval de Salvador 2025.

O objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento sobre os rádios LTE, já utilizados na rotina policial. Esses equipamentos permitem a troca de mensagens, recebimento de chamadas e alertas em tempo real dos Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. A tecnologia opera via conexão 4G, utilizando uma Estação de Rádio Base (ERB) Móvel da Stelecom, que estará disponível nos circuitos da festa.

O diretor de engenharia da Stelecom, major Ubiraci Muniz Barreto, informou que, até o Carnaval, mais de 1.000 agentes das Forças de Segurança serão treinados.

“É essencial que todos os policiais estejam preparados para utilizar essas ferramentas em um evento da magnitude do Carnaval da Bahia. O rádio facilita a comunicação, garantindo mais eficiência nos circuitos”, ressaltou o oficial.

Com a tecnologia LTE, os agentes conseguem se comunicar dinamicamente com as patrulhas em serviço, otimizando o emprego de policiais e bombeiros nas ocorrências e agilizando a captura de foragidos da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram