Vacina da gripe para crianças entra no Calendário de Vacinação da Bahia e de outros estados brasileiros
A vacina contra a gripe agora integra o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Com essa mudança, a imunização passa a ser permanente para esses grupos. A medida foi implementada na Bahia após cerca de 380,9 mil crianças terem sido vacinadas contra influenza no estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, além da inclusão da vacina contra a gripe, outras alterações foram estabelecidas para 2025. Entre elas, estão a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.
A vacinação contra a gripe estará disponível em todas as salas de vacina a partir da segunda quinzena de março e seguirá ao longo de todo o ano, não se restringindo apenas às campanhas sazonais.
Além dos grupos prioritários, a imunização continuará sendo ofertada em ações específicas para outros públicos, como profissionais da saúde, professores, integrantes das forças de segurança, pessoas privadas de liberdade e indivíduos com doenças crônicas ou deficiências, entre outros.