BahiaCAPADestaque

Estudantes de Itororó criam produtos naturais para combater parasitas em animais domésticos

Dois estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste, em Itororó, desenvolveram uma linha de produtos à base de melão-de-são-caetano para o controle de parasitas em animais domésticos. Entre os itens criados estão sabonetes líquidos e em barra para banho, além de um desinfetante para higienização de ambientes.

A iniciativa foi idealizada por João Lucas dos Santos e Maria Luiza Fontes, sob a orientação da professora Thayane Gonçalves. Segundo a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os produtos receberam apoio da Secretaria da Educação (SEC) e já passaram por testes em animais com sarna e feridas. “Aplicamos o sabonete duas vezes por semana e observamos bons resultados em um mês. Já o desinfetante, utilizado três vezes por semana em um ambiente infestado por pulgas, eliminou completamente os parasitas em duas semanas”, explica Maria Luiza. O próximo passo do projeto é desenvolver um spray à base de melão-de-são-caetano para auxiliar no tratamento de feridas e sarnas após o banho.

O projeto surge em um momento de crescimento do mercado pet no Brasil. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor faturou R$ 77 bilhões em 2024, registrando um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram