Reajuste salarial para professores da Educação Básica da Bahia é sancionado
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou na terça-feira (25) a lei que estabelece o reajuste salarial para os profissionais da Educação Básica da rede estadual em 2025 e 2026. A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na semana anterior, faz parte de um acordo firmado em 12 de março entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), que também prevê avanços nas carreiras da categoria.
Para 2025, o reajuste será de 6,27%, com pagamento retroativo a janeiro. Com isso, o salário inicial passará a ser de R$ 4.965,24, valor 2% acima do piso nacional. A Secretaria de Administração (Saeb) informou que os valores retroativos referentes a janeiro e fevereiro serão pagos em maio, enquanto os de março e abril serão quitados em junho.
Já em 2026, os salários serão reajustados conforme o novo piso nacional da Educação. Além disso, uma portaria publicada em 13 de março possibilita que professores e coordenadores pedagógicos convertam a licença-prêmio em valores financeiros.