Zelensky diz que “é fato” que Putin morrerá em breve
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quinta-feira (27), em entrevista à France TV, que Vladimir Putin “morrerá em breve”. A afirmação surge em meio a especulações sobre a saúde do líder russo.
“Ele [Putin] morrerá em breve, isso é um fato, e isso chegará ao fim”, disse Zelensky após se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris. O líder ucraniano mencionou que Putin teria enfrentado problemas de saúde como derrames, câncer e Parkinson. Desde 2022, imagens do presidente russo inclinado sobre o assento, segurando a mesa e com fala lenta durante uma reunião com o então ministro da Defesa, Sergei Shoigu, intensificaram as dúvidas sobre seu estado físico.
Zelensky também afirmou que Putin teme principalmente seu próprio povo e a perda de poder. “Se todos os nossos aliados continuarem tão firmes quanto são, se seguirem pressionando Putin, a desestabilização da sociedade russa vai continuar, e é isso que ele teme. Além disso, ele também teme perder o poder, algo que está diretamente ligado tanto à estabilidade da Rússia quanto à sua idade”, afirmou.
O presidente ucraniano ainda destacou que, segundo informações da Inteligência da Ucrânia, a Rússia está se preparando para novas ofensivas. Ele acusou Moscou de prolongar negociações e tentar envolver os Estados Unidos em discussões infrutíferas apenas para ganhar tempo e expandir seu território.