CAPADestaqueSalvador

Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou a lei, proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que estabelece vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador. A medida será aplicada nos horários de pico da manhã e da tarde, entre 6h e 9h e entre 17h e 20h, em dias úteis.

A quantidade de vagões reservados será definida pelas concessionárias, de acordo com o fluxo de passageiros. Já adotada em cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a iniciativa permite a presença de homens em algumas situações específicas, como crianças de até 12 anos acompanhadas por mulheres e pessoas com deficiência.

As concessionárias terão um prazo de 30 dias para se adequar à nova norma. O descumprimento da lei poderá resultar em multas de até R$ 10 mil por dia, por linha. Além disso, passageiros que se recusarem a deixar os vagões exclusivos para mulheres poderão ser penalizados em até R$ 1 mil a partir da terceira infração.

De acordo com a vereadora Marta Rodrigues, a proposta busca prevenir e combater o assédio e a violência contra as mulheres no transporte público. “Casos de assédio e violência contra mulheres são frequentes no transporte público. Não podemos compactuar com essa cultura machista e criminosa. Se temos meios para coibir essas práticas, devemos utilizá-los”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram