Olimpíada de Matemática bate recorde de cidades e estudantes inscritos
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) anunciou que a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) bateu um recorde histórico em 2025, alcançando o maior número de escolas e municípios participantes. Neste ano, a competição será realizada em 57.222 escolas de 5.566 cidades, cobrindo 99,93% dos municípios brasileiros.
A olimpíada reunirá um total de 18,6 milhões de estudantes, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas. As provas serão aplicadas em duas etapas: a primeira no dia 3 de junho e a segunda em 25 de outubro. Os participantes com melhor desempenho na segunda fase serão premiados. Ao todo, serão distribuídas 8.450 medalhas em nível nacional, além de 51 mil certificados de menção honrosa. A divulgação dos vencedores está prevista para 22 de dezembro.
Organizada pelo IMPA, a OBMEP tem como objetivo estimular o interesse pela matemática e descobrir novos talentos na área. Os alunos que conquistarem medalhas de ouro, prata ou bronze terão a oportunidade de ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), onde poderão participar de aulas avançadas de matemática. Além disso, os estudantes de escolas públicas contemplados com medalhas receberão uma bolsa de R$ 300 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).