CAPADestaqueMeio Ambiente

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram uma nova embalagem antiestática e ecológica, utilizando bagaço de cana-de-açúcar e negro de fumo — este último obtido por meio da combustão incompleta de materiais vegetais, como carvão e alcatrão de carvão, além de derivados do petróleo.

O novo material, batizado de criogel condutivo, tem como principal função proteger dispositivos eletrônicos sensíveis — como chips, semicondutores e outros componentes presentes em computadores, celulares, televisores e veículos — contra danos causados por descargas eletrostáticas. Esses itens, de alto valor agregado, exigem cuidados especiais durante o transporte e armazenamento.

A pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicada na revista Advanced Sustainable Systems. Além de oferecer proteção eficaz, o criogel é sustentável e visa substituir embalagens plásticas convencionais, que têm grande impacto ambiental. Agora, o CNPEM busca parcerias com empresas interessadas em viabilizar a produção industrial do material, por meio de sua Assessoria de Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram