Convocação dos aprovados no CNU começa em maio
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta segunda-feira (14) que as convocações dos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terão início a partir de maio. A decisão foi viabilizada com a recente sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente Lula.
Nos próximos dias, será publicada uma portaria única autorizando a nomeação de 4.335 candidatos aprovados para cargos de níveis médio e superior, sem a exigência de curso de formação prévia. Segundo a coordenação geral de Concursos do MGI, essa medida vai permitir maior agilidade no processo de nomeação.
Com a autorização formal, os 16 órgãos federais participantes do certame poderão publicar seus próprios atos de nomeação. Maior concurso público já realizado no Brasil, o CPNU registrou mais de 2,1 milhões de inscrições e oferece vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
A convocação dos aprovados, no entanto, ainda depende da confirmação de disponibilidade orçamentária. Os documentos necessários já foram encaminhados ao Ministério do Planejamento, que analisará os recursos para viabilizar as nomeações.