Bolsonaro é intimado na UTI por envolvimento em trama golpista investigada pelo STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado nesta quarta-feira (23) enquanto se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia no intestino. A intimação refere-se ao inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual Bolsonaro é investigado por participação em uma suposta articulação golpista para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O STF vinha aguardando uma oportunidade mais adequada, em razão do quadro de saúde do ex-presidente, para cumprir a intimação. No entanto, após Bolsonaro realizar uma live direto da UTI na noite de terça-feira (22) — com a participação de seus filhos Flávia, Carlos e Eduardo, além do ex-piloto Nelson Piquet — e também conceder entrevista ao SBT, a Corte determinou que um oficial de Justiça fosse ao hospital entregar a notificação formal.
O Supremo já tornou réus, por unanimidade, integrantes de dois grupos investigados por envolvimento na tentativa de golpe. Bolsonaro agora passa a integrar formalmente o processo criminal, e, ao final da fase de instrução, será julgado junto aos demais acusados. Os ministros decidirão pela condenação ou absolvição dos réus, mas ainda não há uma data definida para o julgamento.