CAPADestaqueEsportes

Vinícius Júnior é alvo de investigação da FIFA e pode ser suspenso do futebol; entenda

O atacante Vinícius Júnior está sendo investigado pela FIFA por possível infração ao Código de Ética da entidade. A apuração gira em torno da sua participação como sócio em clubes de futebol, o que é vedado a atletas em atividade. Se for considerado culpado, o jogador pode ser punido com até dois anos de suspensão de qualquer atividade relacionada ao futebol. A informação foi divulgada pelo jornalista Gianluca Di Marzio na noite de terça-feira (22).

A denúncia foi feita pela empresa brasileira Tiberis Holding, que afirma ter sido obrigada a vender sua participação de 16,5% no Athletic Club, de São João del-Rei (MG), à ALL Agenciamento Esportivo — empresa da qual Vinícius é sócio, juntamente com seu pai, Vinícius José Paixão, e o empresário Thassilo Soares. Segundo a Tiberis, a venda ocorreu de forma “hostil”.

Além do clube mineiro, o atacante do Real Madrid também é coproprietário do Alverca, equipe da segunda divisão portuguesa, adquirida por cerca de 10 milhões de euros no início de 2024.

O caso foi encaminhado ao Comitê de Ética da FIFA, que avalia se houve descumprimento do artigo 20 do regulamento da entidade. Esse artigo proíbe que jogadores em atividade tenham qualquer tipo de ligação, direta ou indireta, com clubes de futebol profissional, mesmo em situações que apenas aparentem conflito de interesses.

As sanções previstas vão desde multa até suspensão de dois anos. Em casos mais graves ou reincidentes, a punição pode chegar a cinco anos de afastamento.

A investigação ainda está em estágio inicial, e não há previsão para a conclusão do processo ou eventual julgamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram