Anvisa avalia 41 suplementos de creatina e apenas um atende a todos os critérios de qualidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (23) os resultados da análise de 41 suplementos de creatina comercializados no Brasil. O levantamento revelou que apenas um produto, entre as 29 empresas avaliadas, foi aprovado em todos os critérios estabelecidos pela agência. Da mesma forma, apenas uma marca apresentou teor abaixo do permitido.
A avaliação considerou três aspectos principais: o teor real de creatina declarado no rótulo, a conformidade das informações na embalagem e a presença de matérias estranhas nos produtos. O único suplemento que obteve desempenho satisfatório em todos os quesitos foi o Creatine Monohydrate – 100% Pure, da marca Atlhetica Nutrition, fabricado pela empresa ADS Laboratório Nutricional LTDA.
A análise foi realizada com base em embalagens de 300 gramas, consideradas padrão no mercado. As amostras foram examinadas no laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz.
O resultado representa uma melhora em relação ao levantamento anterior feito pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), em outubro de 2024, que reprovou 18 dos 88 produtos testados. A aprovação dos suplementos está diretamente ligada ao grau de pureza da creatina. A Anvisa permite uma margem de variação de até 20% a menos do que o valor declarado no rótulo.