Vitória pode ser punido por cânticos homofóbicos de torcedores contra Wagner Leonardo
O Esporte Clube Vitória poderá sofrer punições após a torcida entoar cânticos homofóbicos contra o zagueiro Wagner Leonardo durante a partida contra o Grêmio, realizada neste domingo (27) no estádio Barradão. O episódio ocorreu por volta dos 20 minutos do primeiro tempo.
No reencontro com o ex-capitão rubro-negro, o árbitro Felipe Fernandes de Lima registrou na súmula os gritos da torcida: “Wagner Leonardo viado, Wagner Leonardo viado”.
O clube pode ser penalizado com base no Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualizado em 2023. Segundo o artigo 134, atos discriminatórios praticados por torcedores são classificados como infrações de extrema gravidade.
A CBF considera como extremamente graves ações discriminatórias praticadas por atletas, técnicos, dirigentes, membros da comissão técnica, torcedores e árbitros em suas competições. As infrações incluem ofensas motivadas por raça, cor, origem social ou nacional, deficiência, orientação sexual, religião, opinião política, entre outros fatores que atentem contra a dignidade humana.