CAPADestaquePolítica

Lula se reúne com ministro da CGU para tratar de fraudes contra aposentados no INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou, na manhã desta segunda-feira (28), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, para discutir o esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados do INSS. Esta foi a primeira reunião entre Lula e o titular da CGU sobre o tema, após o órgão ter iniciado as investigações que culminaram na Operação Sem Desconto, deflagrada na última quarta-feira.

No mesmo dia da operação, Lula determinou a exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, aliado do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Em entrevista ao jornal O Globo, Lupi admitiu que já tinha conhecimento das irregularidades relacionadas ao aumento dos descontos nas aposentadorias para repasses a associações, mas reconheceu que demorou a tomar providências. Apesar disso, afirmou que não vê motivos para deixar o cargo.

Nos bastidores do Palácio do Planalto, a avaliação é de que Lupi deve aguardar o avanço das apurações conduzidas pela CGU e pela Polícia Federal antes de adotar medidas. Assessores próximos ao presidente afirmam que, até o momento, não há indícios concretos que justifiquem uma ação imediata contra o ministro, e que decisões devem ser tomadas com cautela.

Carlos Lupi tem presença confirmada na reunião da Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados, marcada para esta terça-feira (29), onde deve prestar esclarecimentos sobre o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram