BahiaCAPADestaqueEducaçãoEmpregosJovens

Emprego formal cresce entre jovens baianos e iniciativas em Salvador impulsionam a capacitação da Geração Z

O mercado de trabalho na Bahia segue em ritmo de crescimento, especialmente entre os jovens da chamada Geração Z. Segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nos primeiros meses de 2025 a criação de vagas formais para pessoas entre 18 e 24 anos aumentou quase 4% em comparação ao mesmo período de 2024 — consolidando esse grupo como o mais beneficiado na geração de novos postos de trabalho. Para fortalecer o acesso ao mercado de trabalho, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e parceiros promovem o Programa Conexão Empregabilidade, com mutirões, painéis e vivências profissionais para fortalecer a inserção de jovens no mercado de trabalho na primeira quinzena de novembro.

Acompanhando essa tendência positiva, o IJCPM em Salvador, reforça seu papel como catalisador de oportunidades e desenvolvimento profissional da juventude. Entre 2024 e 2025, o Instituto já encaminhou 647 jovens ao mercado formal, resultado de uma metodologia que alia formação técnica, desenvolvimento comportamental e apoio psicológico.

Esse trabalho é potencializado pelo Conexão Empregabilidade, promovido em parceria com o Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Colégio Rômulo Almeida e Colégio Pedro Paulo Marques e Marques, com o objetivo de conectar a juventude às demandas reais do mercado e ampliar o acesso ao emprego formal.

Durante a primeira quinzena de novembro, o programa realiza uma série de atividades gratuitas voltadas para a inserção e o fortalecimento da empregabilidade entre os jovens. Nos dias 5 e 6 de novembro, das 10h às 17h, acontecem os Mutirões de Documentação e Orientação no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, com emissão de Título de Eleitor em parceria com o TRE-BA, além do workshop “Da Documentação à Entrevista de Emprego”.

A programação segue no dia 7 de novembro, 19h, com o Painel Temático sobre Carreira no Colégio Rômulo Almeida, na Boca do Rio, que vai beneficiar mais de 160 jovens. Encerrando a agenda, no dia 13 de novembro, às 8h, o Instituto levará 25 participantes para uma Vivência Profissional na multinacional Kordsa, no Polo de Camaçari — uma imersão prática no ambiente industrial e tecnológico.

“Os números do Caged e a liderança do jovem na geração de vagas confirmam que a estratégia de qualificação está no caminho certo. Nossa missão, com o Conexão Empregabilidade, é ser a ponte entre o potencial da Geração Z e as oportunidades que Salvador e a Bahia estão gerando. Entendemos que não basta criar vagas — é preciso garantir que o jovem chegue preparado, com documentação, postura e autoconfiança, e esse é o nosso foco”, destaca Naiana Laborda, coordenadora de Gestão e Articulação Social do Instituto JCPM.

O Instituto JCPM atua desde 2007 em comunidades do entorno dos empreendimentos administrados pelo Grupo JCPM, com foco na educação, capacitação profissional e fortalecimento comunitário. Em Salvador, o trabalho é desenvolvido junto aos jovens das regiões próximas ao Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Serviço

Conexão Empregabilidade 

Programação dos dias 05/11 (Salvador Shopping) e 06/11 (Salvador Norte):

Mutirão de Documentação e Orientação: TRE (Emissão do Título de Eleitor);

Horário: 10h às 17h;

Workshop: Da Documentação à entrevista de emprego; 

Horário: 14h.

Programação do dia 07/11:

Painel Temático 

Local: Colégio Rômulo Almeida na Boca do Rio; 

Horário: 14h.

Programação do dia 13/11:

Vivência Profissional – Visita à multinacional de tecnologia de pneus no Polo Camaçari – Local: Empresa Kordsa

Horário: 08h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram