Mundo pode entrar novamente em recessão
A economia global preocupa economistas que avaliam a queda das principais Bolsas mundiais e a valorização do dólar frente a moedas de outros países ontem (14), como uma provável piora no cenário econômico.
Se confirmado, esse cenário pode trazer consequências negativas também para o Brasil, prejudicando a recuperação da economia doméstica. Em momentos de crise, investidores estrangeiros saem de mercados emergentes como o Brasil.
Houve duas causas para o alvoroço no mercado:
1) dados econômicos ruins na Europa e na China;
2) uma inversão atípica nas taxas de títulos públicos dos EUA. Os títulos de longo prazo (dez anos) estão com taxa menor que os de curto prazo (três meses).
É a primeira vez que isso acontece desde a crise financeira global de 2008. Isso sugere que os investidores estão inseguros com o futuro dos EUA quando há algum tipo de incerteza, investidores compram títulos dos EUA, o que faz o preço desse papel aumentar, levando os juros a cair.
A rigor, um título mais longo deve pagar uma taxa maior do que um título mais curto, já que o risco de se investir por mais tempo é maior do que um título mais curto, já que o risco de se investir por mais tempo é maior.
Fonte: UOL