Cabral diz que Pezão estruturou esquema de propina e recebeu R$ 400 milhões
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) disse em interrogatório nesta segunda-feira (3) que o também ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) ajudou a estruturar esquema de propina da organização criminosa.
Em depoimento logo depois, Pezão disse que acusação de Cabral é “mentira grande”.
Preso desde 2016 pela Lava Jato, Cabral vem admitindo desde o ano passado o recebimento de propina e implicando outros membros da organização criminosa. O depoimento foi ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, no âmbito da Operação Boca de Lobo, que prendeu Pezão.
Segundo o ex-governador, o esquema começou na administração da família Garotinho – os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus negam. Cabral e o sucessor, na versão do emedebista, diminuíram o valor cobrado das empresas em propina.
“Antes, eram 15% a 20% pagos aos governos anteriores da Rosinha e [Anthony] Garotinho. Eu estabeleci junto com Pezão o percentual de 5%: 3% para o meu núcleo, 1% para o núcleo dele, que era a Secretaria de Obras, e 1% para o TCE [Tribunal de Contas do Estado], para aprovação das licitações.”
Fonte:G1