Maioria dos brasileiros conhece alguém que pegou coronavírus
Pesquisa Datafolha mostra que, passados três meses do registro do primeiro caso do novo coronavírus no país, 52% dos brasileiros relatam conhecer alguém que o contraiu.
Segundo o levantamento, também cresceu o medo diante da doença. De cada 10 brasileiros, 8 relatam temer a Covid-19.
Ao todo, 5% dos entrevistados pelo Datafolha disseram que já foram infectados, 2% afirmaram que realizaram o teste e 3% dizem que não fizeram. Parte das pessoas declarou estar nos dois grupos.
Entre as regiões, a que tem menos gente que já teve contato direto com o vírus ou sabe de um caso próximo é a Sul, com 34%. No Nordeste, por outro lado, índice é de 60%.
De acordo co o levantamento, ao mesmo tempo em que o coronavírus já chega perto do cotidiano de mais da metade da população, cresce a parcela dos brasileiros que dizem sentir muito medo dele. São 45%, ante os 38% registrados na pesquisa anterior, do início de abril, e 36% na realizada entre 18 e 20 de março.
Por outro lado, 34% dizem sentir um pouco de medo, e 21%, não ter medo.
Relatam sentir muito medo, mais do que a média, mulheres (51% delas), pessoas mais pobres (50% das com renda de até dois salários mínimos) e quem rejeita o governo Bolsonaro (62%).
O instituto ouviu 2.069 brasileiros adultos em todos os estados do país por telefone nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, o país tinha até esta segunda (1) mais de meio milhão de casos e quase 30 mil óbitos por Covid-19 confirmados.