Camaçari: Câmara assina termo de cooperação técnica com Senado Federal para uso do programa Interlegis
O Interlegis é um programa de referência nacional que funciona como importante instrumento de apoio no processo de modernização e integração do Poder Legislativo brasileiro.
Durante viagem à Brasília, para participar da XXI Marcha dos Legislativos Municipais, o presidente da Câmara de Camaçari, vereador Júnior Borges (UNIÃO), firmou Acordo de Cooperação Técnica para uso do programa Interlegis. O acordo foi firmado com o Senado Federal, através do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), representado pelo diretor executivo do órgão, Leonardo Augusto de Andrade Barbosa.
O Interlegis é um programa de referência nacional que funciona como importante instrumento de apoio no processo de modernização e integração do Poder Legislativo brasileiro. As ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas possibilitam a criação de portais na internet para as casas, o armazenamento de sistemas, a identificação .leg nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo.
Na ocasião da assinatura do documento, o presidente Júnior Borges destacou que o programa colabora de maneira efetiva para o cumprimento das legislações em vigor que tratam do acesso à informação, proteção de dados e sobre a responsabilidade fiscal e transparência na gestão pública. O Interlegis também oferece integração por meio de grupos de discussão, oficinas, palestras e seminários, e estimula-se a aproximação regional e temática, de tal forma que parlamentares e servidores possam compartilhar conhecimentos e boas práticas.
“A Câmara de Camaçari reconhece que o Interlegis realiza uma missão de grande porte que é a disponibilização de ferramentas tecnológicas para Legislativos Municipais, estabelecendo uma transparência de tecnologia. Acrescenta-se a isso as ações de capacitação realizadas com servidores especializados a fim de multiplicar o conhecimento e garantir o aprimoramento do trabalho legislativo”, destacou o parlamentar.
Com o termo de cooperação, será possível ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pelo programa, formalizando uma parceria que proporcionará grande impacto para a modernização da Câmara de Camaçari. “O acesso a essa ferramenta nos colocará um ganho enorme no que diz respeito à transparência de nossa gestão e para a eficiência de todo trabalho feito na nossa Casa Legislativa”, reforçou Júnior Borges.
A XXI Marcha dos Legislativos Municipais segue até o dia 29 de abril, reunindo parlamentares de todo o país e este ano tem como tema “O Brasil do Futuro passa pela Liderança e o Protagonismo do Legislativo Municipal”. O evento representa uma ampla mobilização do Poder Legislativo Municipal Brasileiro e uma demonstração de força e ideal pela causa legislativa em favor da sociedade brasileira.