Lauro de Freitas: Semana da Diversidade terá como tema: ‘O amor vencerá ódio’; confira a programação
O Departamento de Políticas LGBTQI+, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), vai realizar abordagens em bairros de Lauro de Freitas e em ambientes virtuais (Instagram @departamentolgbt), entre os dias 16 a 25 de maio, em alusão a Semana da Diversidade. Este ano a programação traz o mote “Lauro da Diversidade: o amor vencerá o ódio”. As lives temáticas e palestras abordarão assuntos relacionados à homofobia, experiências de vida relacionadas a pessoas trans e diversidade.
De acordo com a diretora do departamento, Érica Capinan, esta é a segunda edição do evento que comemora a retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A decisão, tomada há mais de 30 anos, não acabou com o preconceito e a discriminação, mas foi um passo importante para a compreensão da homossexualidade como identidade sexual que não necessita de cura. Maio é o mês de luta mundial e esse é o momento de falarmos sobre isso, alcançarmos esses espaços para dizer que nós existimos e que a nossa cidade é diversa”, afirmou.
Outro assunto que estará no centro das discussões será o Dia Municipal de Combate à Homofobia instituído no município em 2008 e revisto em 2018. “Em Lauro de Freitas, temos registrado muitas situações de pessoas trans sendo expulsas de seus lares por não serem aceitos pelos pais. Muitos adolescentes e jovens têm enfrentado essa situação. No departamento oferecemos atendimentos social, jurídico e psicológico em parceria com profissionais voluntários. Esse é um chamamento para todos que querem dialogar e se interessam pelo tema”, explicou.
Programação:
“Lauro da Diversidade: “O amor vencerá o ódio”
Dia 16/05 – Live Temática: Mulheres Trans e Suas Escrevivências.
Convidada: Hiláre Santos Andrade
Lideranças do Movimento de Mulheres Trans e Travesti do Grupo Trans de Lauro de Freitas
Virtual – Instagram do Departamento
Horário: 16h
17/05 – Live Temática: Homofobia Religiosa no contexto do cristianismo.
Convidado: Luciano Santana, Teólogo, professor, pastor, membro da Igreja Batista Nazareth, mestrando em Cultura e Sociedade ( UFBA).
Virtual – Instagram do Departamento
Horário:15h
18/05– Ação da e para a Diversidade
Apoios e parceria – GAPA, Coordenação Estadual e CPDD, CTA, Terreiro Oyá Matamba.
Local – Terreiro Oyá Matambá – Portão.
Horário – 14h ás 16h30
19 e 25/05– Cine Debate no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão e Roda de Conversa no Colégio Américo Simas.
Horário – manhã às 8h / tarde às 14h
20/05 – Encontro de Mulheres LBTs /em parceria com a SPM
Local: Centro de Referência Lélia Gonzáles /Vilas do Atlântico
Horário: 9h