CamaçariCAPADestaqueEducação

Camaçari: Museu UNICA já recebeu 750 visitantes

Uma experiência superlegal. Foi assim que Aleccia Lima, 17 anos, definiu a visita ao Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente, instalado na Cidade do Saber, sob administração da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). A adolescente foi uma dos 22 alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM) que esteve no equipamento nesta terça-feira (6).

Desde a abertura da nova temporada do Museu UNICA, em 20 de julho, o espaço já recebeu 750 visitantes de 15 diferentes instituições. O lugar é ideal para os amantes da ciência, além de servir para que estudantes possam descomplicar e ver de forma prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O acervo conta ainda com um memorial do Polo Industrial de Camaçari.

“É a primeira vez que venho ao UNICA, então tudo é novo pra mim e está sendo muito interessante”, afirmou Aleccia ao contar que o experimento que mais gostou foi o girotec, que possui a capacidade de simular a ausência da força de gravidade. Um dos que encarou a experiência no aparelho foi Joabe da Silva, 17 anos. “Conhecer o museu está sendo incrível. Sou grato em estar participando e poder aprender bastante coisa”, afirmou o estudante.

O Museu UNICA ocupa uma área de 300 metros quadrados, contando com cerca de 40 experimentos de eletricidade, magnetismo, óptica, ondas, mecânica, energia e quadros de ilusão óptica. As visitas são guiadas por mediadores, com a proposta pedagógica de ofertar ferramentas interativas no contexto da ciência e tecnologia e, de forma lúdica, colaborar com aprendizagens dos conteúdos formais aplicados em sala de aula. A visitação é recomendada para pessoas com idade a partir de 7 anos.

Agendamento

A coordenadora do espaço, Ana Nery dos Santos, explicou o processo para agendamento. “É preciso solicitar com, no mínimo, 30 dias de antecedência, através do e-mail: agendamento.unica@camacari.ba.gov.br. O grupo precisa ter, ao menos, 10 pessoas, sejam instituições ou a população de forma geral”, afirmou.

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, devendo chegar com 15 minutos de antecedência e apresentando a confirmação do agendamento no dia. É orientado para a visita a lavagem das mãos e o uso de álcool em gel. Não é permitido entrar no local com bolsas, mochilas e qualquer tipo de alimento.

A taxa de visitação custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), que é voltada para estudantes da rede privada e universitários. A entrada é gratuita para grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem fins lucrativos; professores, coordenadores, diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas federais, estaduais ou municipais e de instituições privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram