Salvador: Campanha vacinação contra a poliomielite termina nesta sexta (30)
Meta da Secretaria Municipal de Saúde era vacinar pelo menos 95% das 152 mil crianças, com idade até cinco anos, em Salvador. No entanto pouco mais de 45 mil compareceram aos postos.
A campanha nacional de imunização contra a poliomielite encerra nesta sexta-feira (30). Em Salvador, o número de vacinados não chegou a 30% do público-alvo, índice que preocupa autoridades de saúde.
Iniciadas em 8 de agosto na capital baiana, as campanhas contra poliomielite e de multivacinação ainda apresentam baixa adesão, o que coloca em risco a vida de milhares de crianças.
Em relação à poliomielite (polio), a meta divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) era de vacinar pelo menos 95% das 152 mil crianças de até cinco anos. No entanto, até o último balanço, fechado na quinta-feira (29), apenas 29,7% do público-alvo compareceu aos postos, ou seja, 45,2 mil estão protegidas contra a doença.
Conhecida popularmente como paralisia infantil, a polio é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores e até mesmo a morte. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas – os pequenos são os mais acometidos pela doença.
Em Salvador, a aplicação do imunizante acontece até as 17h, em mais de 156 postos. (consulte a lista no site da Secretaria Municipal de Saúde). Para ter acesso aos imunizantes é preciso levar identidade, ou certidão de nascimento, e carteira de vacinação.
Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser como a ‘vacina da gotinha’ e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.
Quanto à multivacinação, a SMS afirma que não houve uma meta. Ainda assim, foram contabilizadas 97,8 mil crianças e adolescentes que compareceram às unidades de saúde para atualizar a situação vacinal. Desse total, 82,4 mil precisaram tomar algum tipo de vacina, o que corresponde a 84,2% do público que compareceu imunizado.
A estratégia visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes dessa faixa etária.
Termina nesta sexta-feira a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação.
Calendário básico de vacinação das crianças (menores de 11 anos):
- Vacina BCG
- Vacina Hepatite B
- Vacina Pentavalente
- Vacina Rotavirus
- Vacina Poliomielite (vip – vacina inativada pólio)
- Vacina Poliomielite (vpo – vacina pólio oral)
- Vacina Meningite C
- Vacina Pneumocica 10 Valente
- Vacina Febre Amarela
- Vacina Tríplice Viral 8
- Vacina Varicela
- Vacina Bacteriana
- Vacina Hepatite A
- HPV (a partir dos 9 anos)
Calendário básico de vacinação de adolescentes (até 15 anos):
- Vacina Hepatite B
- Vacina Dupla tipo adulto
- Vacina Tríplice Viral
- Vacina Meningite ACWY
- Vacina HPV
- Vacina Febre Amarela
Fonte: G1 Bahia.