Camaçari: Construção do Plano Municipal de Segurança Pública é iniciada 
Os trabalhos para a construção do projeto do Plano Municipal de Segurança Pública (PMSP) foram iniciados nesta segunda-feira (7), em Camaçari. Uma equipe do Programa de Pós-graduação em Segurança da Universidade Federal da Bahia (PROGESP/UFBA) está realizando entrevistas com moradores do município, para um diagnóstico da violência.
O projeto nasce na perspectiva do enfrentamento à violência, que para a realização da atividade foi assinado um convênio com a UFBA, em setembro. Até sexta-feira (11), os estudantes realizam a pesquisa de campo, especificamente sobre os principais tipos de crimes, a exemplo de homicídio, violência doméstica, roubo, violência contra crianças e adolescentes, tráficos de entorpecentes e outros, em todos os bairros de Camaçari. A ação compõe a primeira fase da iniciativa.
Dentre as etapas presentes no projeto estão: diagnóstico preciso que determine as potencialidades, os desafios, fatores de risco e recursos da comunidade; construção de um plano de ação que estabeleça prioridades; a identificação de programas que podem servir de modelos úteis; definição de objetivos de curto e longo prazo; a existência de avaliações que forneçam retornos tanto sobre os processos quanto sobre os resultados obtidos; dentre outros.
No projeto, existem, ainda, objetivos específicos como: promover a disseminação de conhecimento e conscientização referente ao enfrentamento à criminalidade e à violência, por meio da elaboração de materiais informativos; e definir condições estruturais, principais processos de combate à criminalidade e promoção da segurança com respectivas práticas e indicadores de segurança pública, que permitam o desenvolvimento de um modelo de aprendizagem intermunicipal.
Espera-se, também, a criação, por exemplo, do Relatório Técnico do Diagnóstico da Criminalidade, da proposta de modelo Estrutura-Conduta-Desempenho aplicado ao combate à criminalidade e promoção da segurança pública, e da versão preliminar do Plano de segurança Pública de Camaçari.
Em Camaçari, o projeto é gerido pela Secretaria de Administração (Secad) e é fruto de uma solicitação do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp), o qual a gestão assumiu o compromisso e começou a realizar. A expectativa é que tenha a duração de 12 meses.