BahiaCAPADestaque

Comando da PM proíbe gravação de vídeos ficcionais usando armas de airsoft; entenda

“Guarnições deverão apreender esses materiais, conduzindo os envolvidos à Delegacia Territorial”, diz o ofício enviado pelo Comando.

O comandante do Policiamento Regional da Capital – Baía de Todos os Santos (CPRC/BTS), coronel Paulo Campos Guerra, encaminhou um ofício circular (informe interno) para que todas as unidades fiquem cientes da proibição de gravação de vídeos ficcionais na região, com emprego de armas de airsoft.

Acontece que na semana passada militares foram acionados por populares que haviam visto jovens circulando armados em Periperi, no Subúrbio de Salvador. Ao chegar no local, a guarnição da 18ª Companhia Independente e Polícia Militar (CIPM) foi informada que se tratava de uma gravação e o grupo mostrou as armas que estavam sendo usadas. Na ocasião um vídeo foi feito e sido divulgado nas redes sociais.

Vale lembrar que armas de airsfot não se encaixam na categoria de simulacro, pois se tratam de um armamento de pressão, o que permite que elas sejam vendidas legalmente. Entretanto, a motivação para a proibição, segundo o ofício encaminhado aos comandantes, seria que as gravações estão causando “risco, temor e medo às comunidades”.

“Em virtude das diversas solicitações de apoio policial e intercorrências envolvendo produtoras com a gravação de filmes e longa metragem, com emprego de armas de airsoft na área de atuação deste Comando Regional, o que tem causado risco, temor e medo às comunidades, e após consulta ao Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da PMBA, recomendo a V.S.ª que doravante, fica terminantemente proibido as gravações de filmes e longa metragem com emprego de armas de airsoft nas respectivas áreas de cada UOPM”, diz o documento.

Ainda segundo o ofício, caso os militares constatem, presencialmente, esse tipo de gravação com tal armamento, as “guarnições deverão apreender esses materiais, conduzindo os envolvidos à Delegacia Territorial para o devido registro em Boletim de Ocorrência”.

Fonte: BNews.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram