Projeto prevê que presos produzam suas próprias refeições
Com projeto, presos teriam direito a um salário e redução de pena.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) estuda a possibilidade de implantar um projeto para que presos no Rio de Janeiro passem a produzir suas próprias refeições. Inicialmente dez presídios farão parte do projeto, que também contaria com um salários aos detentos e redução de pena.
A iniciativa também tem como objetivo retirar os presos da ociosidade. A Seap pretende iniciar com 300 presidiários com bom comportamento selecionados para exercer diferentes funções nas cozinhas, que vão atender cerca de 13 mil pessoas.
Eles vão receber pelo trabalho, e a cada três dias de serviço, terão um dia a menos de privação da liberdade, segundo informações de O Globo.
Atualmente, a alimentação nas 50 unidades da Seap é entregue em quentinhas, por empresas que venceram licitações em 2019. A secretaria prevê ainda que a Penitenciária Talavera Bruce, destinada ao público feminino, e quatro presídios acompanhados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos serão os primeiros a receber o projeto.
Fonte: BNews.