Camaçari: Seduc promove formação em segurança escolar para gestores escolares
A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), dando seguimento às ações efetivas para garantia da segurança e fortalecimento da cultura de paz nas escolas, reuniu os gestores das unidades públicas municipais de ensino de Camaçari para um encontro formativo que versou sobre protocolos de segurança, orientações comportamentais e iniciativas preventivas no contexto do combate à violência no ambiente educacional. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Camaçari, na tarde desta quarta-feira (26), e contou com palestras de psicólogos, estudiosos da educação, representantes da Polícia Militar da sede e da costa e consultores de vigilância patrimonial.
O evento foi conduzido pela secretária da Educação, Neurilene Martins, que apresentou uma retrospectiva deste movimento local dedicado à segurança escolar. “Após a instituição de um comitê municipal de ações preventivas relacionadas à segurança nas escolas, efetivamos a ampliação da cobertura da Ronda Escolar, através de parceria com a Polícia Militar; fortalecemos o trabalho de monitoramento dos territórios com o efetivo da STT [Superintendência de Trânsito e Transporte Público]; iniciamos a implantação de alarmes em 100% das unidades de ensino; promovemos ciclos de diálogos com os profissionais que atuam diretamente com os alunos; e hoje estamos neste alinhamento estratégico com os gestores”, descreveu.
As psicólogas Sidnéia Xavier e Joana Gomes trataram dos “Novos Tempos de Rede Social e Relação Social Pós-pandemia”, com alerta sobre os perigos do compartilhamento de notícias falsas e orientação para identificação de situações que requerem atenção e alerta. O tenente PM José Raimundo Nobre, coordenador setorial do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Ronda Escolar, falou da relação da corporação com as escolas, na perspectiva do cuidado e da educação dos estudantes no contexto da segurança e da cidadania. O presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Juipurema Sandes, socializou proposta de protocolo de segurança escolar, integrando gestores e autoridades de segurança nessa construção coletiva.
Uma das novidades celebradas pelos gestores foi o anúncio da adesão, em todas as escolas, ao aplicativo My Security, cuja interface e visão geral foram apresentadas pelo consultor de segurança patrimonial, Victor Menezes, especialista em sistemas de segurança eletrônica. “Esse aplicativo vai mostrar o resumo de toda operação de vigilância na unidade do gestor, com possibilidade de acessar câmeras pelo aplicativo, acionamento do botão de pânico, compartilhamento de dados de georreferenciamento… tudo para otimizar as respostas e estreitar essa relação entre gestão escolar e operação de vigilância”, resumiu.
Gestora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Clécia Rejane aprovou a iniciativa. “São ações que dão suporte ao gestor, agregando segurança nas tomadas de decisão, fazendo com que a gente se sinta acolhido para acolher”, avaliou.
O evento também contou com a presença de representações do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Casc-Fundeb), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar de Camaçari, bem como policiais militares da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do 12º Batalhão da Polícia Militar.