CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Campanha digital promove a Semana da Biodiversidade

Em celebração ao Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado nesta segunda-feira (22), a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) lança uma campanha digital de inspiração para a comunidade, com foco nas ações realizadas pela pasta no município. O objetivo principal da programação é incentivar o desenvolvimento de práticas para reduzir a perda de biodiversidade e promover ações que protejam os ecossistemas urbanos, que desempenham um papel fundamental no sustento da economia local, bem-estar e resiliência.

De acordo com a Diretoria Ambiental (Diram), nos últimos 50 anos, a perda de biodiversidade e as causas do meio ambiente têm se intensificado em uma escala alarmante. A mudança do uso do solo e do mar, junto à sobre-exploração dos recursos naturais, têm sido os principais impulsionadores diretos desse crescimento preocupante. Os técnicos pontuam que é imperativo enfrentar esses desafios urgentemente e reconhecer a importância da biodiversidade para o planeta.

Por meio da iniciativa, a Sedur busca envolver e engajar a comunidade local, estimulando ações individuais e coletivas em prol da proteção da biodiversidade e da preservação do meio ambiente. A conscientização sobre os impactos negativos da perda de biodiversidade e da degradação ambiental é o primeiro passo para promover mudanças positivas na sociedade.

A campanha digital visa ainda, conscientizar a população sobre a importância de preservar a biodiversidade e incentivar a participação ativa das pessoas na proteção do meio ambiente, destacando as diversas ações desenvolvidas pela Sedur e pela comunidade, como: a criação de áreas verdes urbanas, o reflorestamento de espaços degradados, a implementação de práticas atraentes na construção civil e o fomento à educação ambiental.

Além disso, a medida também enfatiza a necessidade de promover a biodiversidade em áreas urbanas, pois os ecossistemas presentes em Camaçari são essenciais para a qualidade de vida da população. Eles fornecem serviços ecossistêmicos compensados, como a melhoria da qualidade do ar, a regulação do clima, a mitigação de enchentes e a promoção da saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram