Junho é oportunidade de renda para pequenos empreendedores
Ex-alunas do IJCPM montam barraquinha de comidas típicas em shopping.
Os festejos juninos aquecem as vendas do comércio. Segundo dados da Fecomercio-BA e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o crescimento deve ser 4% para supermercados e vestuários, dois setores demandados nesta época, com faturamento recorde de cerca de R$2 bilhões. Mas o período também é uma boa oportunidade de renda extra para os pequenos empreendedores que produzem, por exemplo, licores, decoração e comidas típicas.
Esta é a expectativa de Luana Elisabeth e Larissa Machado, mãe e filha (foto), moradoras de Pernambués, que estão com uma barraquinha de bolos, canjicas, pães e doces, no Salvador Norte Shopping, piso L1. Ano passado, elas fizeram cursos de Panetone Trufado, de Empreendedorismo e de Criação Gráfica para Instagram, todos oferecidos gratuitamente pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, que atua qualificando jovens nos bairros do entorno do Salvador Shopping e Salvador Norte.
“Foi importante para a gente perceber que poderia transformar nosso dom na culinária em negócio. Depois do curso, até criamos nossa marca e já estamos comercializando os produtos pelo instagram, afirma Luana Elizabeth, que possui o perfil @betiscoito na rede social.
A barraca com as delícias típicas de Luana e Larissa fica até 15/06, na Vila Junina montada pelo shopping, como parte da decoração de São João. De 16 a 30/06, será a vez de Ana Paula dos Santos, moradora de São Cristóvão e também ex-aluna do IJCPM, oferecer guloseimas juninas, no local. “Fiz o curso de Cone Trufado na Páscoa de 2022 e, logo depois, o de Empreendedorismo para Mulheres. Os dois foram muito importantes para desenvolver meu trabalho porque aprendi, dentre outras coisas, sobre precificação e ajudou a elevar minha autoestima”, conta
Sobre o IJCPM – O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social é a vertente social do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Possui dez anos de atuação, contribuindo através da educação, para transformar a vida de jovens de comunidades com histórico de desigualdade social de moradores dos bairros do entorno dos shoppings: Pernambués, Saramandaia ou Boca do Rio; Cassange, Jardim das Margaridas ou São Cristóvão. Em 2022, cerca de 1,5 mil jovens, concluíram as oficinas gratuitas oferecidas pelo Instituto. Dos jovens qualificados ano passado, cerca de 200 foram inseridos no mercado de trabalho por meio do IJCPM.