CamaçariCAPADestaque

 Camaçari: 3ª oficina do PDDU reúne mais de 80 pessoas no Gravatá

O bairro do Gravatá sediou na noite desta quinta-feira (15), a 3ª Oficina de Participação Social para a elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e dos códigos Urbanísticos, Ambiental e de Obras do município. A atividade promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães, e reuniu 87 pessoas.

Para dar início ao encontro, o urbanista e membro da Comissão Executiva, Fábio Moura, explicou ao público o conceito e as etapas do Plano Diretor, e destacou a importância da participação popular no processo. “O PDDU é um plano diretor que tem várias vertentes da administração pública, habitação, lazer, esporte, saneamento, meio ambiente, mobilidade. transporte e vários outros. E essas oficinas são uma forma de construir ele, de maneira coletiva e democrática. E esse plano vai nortear Camaçari pelos próximos dez anos”, disse.

Divididos em cinco grupos, identificados pelos cinco Pilares da Sustentabilidade (5 P’s), que são: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, os participantes dialogaram a respeito do entendimento e percepções do pilar recebido, relacionando-o à dinâmica do seu território de identidade. A discussão foi acompanhada por um facilitador, que apresentou os eixos estruturantes e os temas, conforme a matriz temática, estimulando o desenho do cenário atual e as reflexões sobre as tendências otimistas e pessimistas.

Integrante do grupo Paz e morador do Gravatá desde 1977, Antônio Carlos, popularmente conhecido como Carlinho das Bases, participou ativamente dos debates. “Eu achei maravilhosa essa oficina. Já participei de outros encontros, como a audiência da LOA [Lei Orçamentária Anual]. Porém, esse encontro deu oportunidade também das pessoas saberem um pouco mais sobre o Plano Diretor. É importante a gente, enquanto comunidade, participar dessas discussões”, finalizou. Joseane Jesus, também moradora do bairro, avaliou a atividade como positiva. “Uma oportunidade muito boa da gente discutir várias pautas do nosso bairro, eu gostei muito”, disse.

Para finalizar, foi aberta uma roda, no qual cada grupo apresentou aos demais o conteúdo discutido, montando o quebra-cabeça da imagem dos pilares e justificando a relação entre cada pilar e o PDDU. O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, que tem como finalidade ordenar, promover e controlar o desenvolvimento do território e as funções sociais da cidade e da propriedade urbana.

Estiveram presentes na 3ª Oficina de Participação Social, o subsecretário dos Serviços Públicos (Sesp), Jackson Josué, o representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), José Hilton, e o vereador Jamesson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram