Câmara aprova pedidos para fortalecimento do turismo no município
Com 42 km de praia e uma zona rural com muitas paisagens atraentes, o turismo é uma das fontes de renda do município de Camaçari. Antenados com a necessidade de fomentar esse setor produtivo, a Câmara Municipal de Camaçari aprovou, na 3ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (11), duas matérias que apresentam propostas para a área turística.
A primeira foi a Indicação No 544/2023, do vereador Deni de Isqueiro (União), pedindo uma área municipal para abrigar ‘motorhomes’, que são vans ou trailers que servem como casa. Na defesa da matéria, o vereador salientou que os motorhomes hoje são uma grande experiência e uma realidade no país. “São instrumentos que estão inovando e contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia do turismo”, destacou.
A outra matéria voltada ao turismo foi o Requerimento Nº26/2023, da Comissão de Meio Ambiente e Turismo, que solicitou a realização de Audiência Pública a ser realizada no dia 18 de setembro para discutir a segurança pública e os impactos da violência sobre o turismo. Ambas as matérias foram aprovadas com unanimidade.
A Casa também discutiu outros temas de importância, como o melhoramento das áreas públicas de lazer, iluminação pública e esgotamento. Um exemplo foi a Indicação Nº 560/2023, do vereador Manoel Jacaré (PSDB), pedindo ao Governo da Bahia e à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia a implantação da rede de esgoto no Bosque da Mangueira, no distrito de Monte Gordo. “Estamos numa situação muito complicada, com os esgotos e fossas sépticas contaminando nosso lençol freático, além do esgoto jogado nos rios e córregos levarem a sujeira também para as lagoas”, explicou.
Ao todo, foram apresentadas 28 matérias no Expediente do Dia, sendo 26 deles discutidos, votados e aprovados em plenário. Já na Ordem do Dia os parlamentares analisaram e aprovaram por unanimidade o Substitutivo Nº 014/2023 ao PL No 013/2023, de autoria do vereador Dr. Samuka (Cidadania), que garante a vaga de irmãos na mesma escola da rede pública municipal; e o PL No 058/2023, da Mesa Diretora, alterando a Lei No 1.593/2019.