CamaçariCAPADestaque

Sessão Especial na Câmara de Camaçari é marcada por homenagens e emoção

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara de Camaçari, a Sessão Especial para entrega de honrarias concedidas por iniciativa do vereador Gilvan Souza (PSDB). O momento foi marcado por muita emoção e pelo reconhecimento de trabalhos realizados em prol do desenvolvimento de Camaçari, através de homenagens realizadas a personalidades com atuação em diversas áreas.

O vereador entregou o Título de Cidadão da Cidade de Camaçari ao empresário Joel da Silva Pereira; a Medalha Marquês de Abrantes à vice-presidente da OAB-Subseção Camaçari, Andrea Gama Silva; a Medalha Desembargador Montenegro à professora Nádia dos Anjos de Jesus; a Medalha Irmã Dulce à ativista social, Lilian Roberta Lacerda de Santana; o Prêmio Mulher Destaque às empreendedoras Lúcia Maria Oliveira Sacramento e Ivana Reis Santos; e a Comenda Maria Quitéria à ativista cultural, Aldaides Francisca de Souza. 

O proponente da sessão e das honrarias emocionou-se ao iniciar o evento, destacando a importância de reconhecer ações que ajudam a melhorar a vida das pessoas. “Cada um dos homenageados aqui traz uma história de superação e uma história de dedicação a uma causa, a uma luta. São pessoas que fazem a diferença na vida de quem mais precisa de auxílio, de apoio para ter mais qualidade de vida, conforto, oportunidades. São muitas pessoas, muitos nomes importantes que aqui estão representados nesses homenageados. São muitas as dificuldades, mas o importante é estarmos juntos, unidos para vencer os obstáculos e garantir direitos, espaço e possibilidades diversas para as pessoas com deficiência”, afirmou o vereador Gilvan Souza. 

Uma das homenageadas, a ativista social Lilian Roberta Lacerda Souza destacou a importância de servir ao próximo. Mãe atípica, Lilian dedica-se a projetos sociais voltados para jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade. “Eu aprendi com meus familiares que servir é uma das coisas mais importantes da nossa vida. Aqui represento muitas outras mulheres que vencem leões todos os dias, que vencem batalhas diárias em favor de servir e de ajudar os que mais precisam. Agradeço a homenagem e dedico a todos que fazem do servir uma missão de vida”, afirmou. 

A diretora da Escola Especial de Camaçari (CAIC), professora Nádia dos Anjos Jesus, ao receber a Medalha Desembargador Montenegro, trouxe alunos e integrantes da equipe da CAIC. “Estou aqui como representante de todo um grupo de Camaçari que vem desenvolvendo um trabalho especial no sentido da inclusão das pessoas com deficiência. Não posso estar aqui sem dizer o quanto essas pessoas são importantes para a efetividade dessas ações. Agradeço, em nome da família CAIC especial pelo reconhecimento e pela alegria de estarmos aqui”, afirmou. 

Ao entregar a Comenda Maria Quitéria, ao lado da primeira dama do município, Ivana Paula, o vereador Gilvan destacou o importante trabalho de preservação dos saberes inerentes à Capoeira realizado por Aldaildes Francisca de Souza, que atuou como merendeira na Escola Coqueiro de Arembepe e é mãe de Lucas de Souza, fundador do Grupo Cultural Fatumbi Capoeira, através do qual, a homenageada atua. Muito emocionada, Aldaildes declarou-se feliz em receber a homenagem e construir sua história em Camaçari. “Estou muito emocionada e agradecida por receber essa homenagem da Câmara de Camaçari e fico feliz em poder estar aqui neste momento”, declarou. 

Durante a sessão especial, foi feita ainda a entrega do Prêmio Camaçari da Inclusão, que está na sua quarta edição e tem o objetivo de reconhecer ações voltadas para inclusão, autonomia e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência. Foram homenageados Ivanildo Antônio de Silva, Maria de Fátima Cardoso, Inara Viana Alves Ribeiro, Mônica Regina Benvindo, Kleide Moraes Silva, Maria de Assis Araújo, Joslei de Araújo Coelho (Mestre Coelho), a coordenadora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Janete Ferreira, a Associação Desportiva Amigos do Baba (ADAB), a Associação Desportiva Clube dos Trinta de Jauá, Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), Cláudio Adão Lopes e o Mestre de Capoeira Gilney Matos de Oliveira (Mestre Baluarte).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram