Com pendência resolvida, secretária diz que estação do metrô em Águas Claras deve ser entregue ainda em 2023
Parte do tramo III do sistema de metrô Salvador-Lauro de Freitas, a estação Águas Claras deve ser entregue ainda em 2023. A estimativa foi feita pela secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira, nesta segunda-feira (18). Há duas semanas o Bahia Notícias revelou que “questões burocráticas” junto a prefeitura da capital baiana seguravam a entrega do novo terminal à população.
Segundo a titular da Sedur, tratava-se de um “termo de conclusão do terminal de ônibus”, pendência que já foi sanada. Agora, a inauguração do equipamento depende apenas da deliberação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“O tramo III nós estávamos aguardando o termo final de entrega pela prefeitura, aprovou na sexta-feira do terminal de Águas Claras. Nós já comunicamos o governador de que ele já pode marcar o dia e a hora da inauguração, também tenho certeza que será nessas próximas horas”, disse Jusmari ao Bahia Notícias.
No último dia 6 de dezembro o BN também publicou que a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) fechou contrato com a Hyundai Rotem Brasil Indústria e Comércio de Trens para “extensão do sistema de comunicação e informação PAPIS Metroviário, visando implantação do Tramo III da Linha 1 do metrô no trecho Pirajá-Águas Claras”. Por inexigibilidade de licitação, a empresa firmou contrato com o governo da Bahia por R$ 12,9 milhões.
Segundo a CTB, o PAPIS é um Sistema de Comunicação Embarcado, destinado a fornecer informações automáticas aos passageirossobre o itinerário, a localização dos trens, as estações e as conexões disponíveis, além de avisos sonoros em casos de emergência. Ainda segundo a CTB, com o sistema também é possível realizar a comunicação entre o operador da cabine do trem com o usuário no interior do metrô, de forma manual.
ESTAÇÃO ÁGUAS CLARAS
A Estação Águas Claras possui quase 8 mil m², cinco escadas rolantes, quatro elevadores e monitoramento eletrônico por 91 câmeras. Ainda segundo a CTB, o novo Terminal de Integração de Ônibus também foi concluído, restando em execução apenas a implantação do sistema de recarga para ônibus elétrico, que será finalizado em dezembro.
O Tramo III expande o metrô dos atuais 33 km em operação para, aproximadamente, 38 km. A obra inclui duas estações de metrô, dois terminais de ônibus, sistema de segurança, desapropriações, dentre outras providências.
Fonte: Bahia Notícias.