Candidato em eleição portuguesa promete impedir Lula de entrar no país
O candidato a primeiro-ministro de Portugal e líder do partido de extrema direita “Chega”, André Ventura, assegurou em um comício nesta quinta-feira (7) que, se eleito, impedirá a entrada do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no país. A ameaça foi direta: “Não vai entrar em Portugal. Se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto. Se [Lula] insistir, vai para uma cadeia.”
Até o momento, Lula não se pronunciou sobre as declarações do candidato. No mesmo evento, Ventura estendeu a indisposição a outro líder estrangeiro, declarando que o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também não será bem-vindo em Portugal. De forma jocosa, Ventura acrescentou: “O senhor Pedro Sánchez só entra quando necessário mesmo, porque não queremos que ele entre muitas vezes.”
APOIO DE BRASILEIROS
Além disso, o candidato ressaltou contar com o apoio dos brasileiros residentes em Portugal, afirmando: “Muitos que estão hoje entre nós, até muitos imigrantes brasileiros, entre outros, têm dito: ‘vençam essas eleições, façam justiça com o que acontece na Espanha, Brasil’.”
As eleições legislativas de Portugal estão programadas para ocorrer em 25 de abril. Entretanto, conforme pesquisas de intenção de voto, as chances do partido de André Ventura são consideradas reduzidas.